Como mencionamos, existem mais de 55 tipos de residência médica autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina . Porém, algumas delas são mais concorridas, enquanto outras são igualmente importantes, ainda que menos procuradas. clique neste link contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 55 mil médicos e receba conteúdo exclusivo diretamente no seu email. S especializações mais voltadas para diagnóstico e terapia podem igualmente ser realizadas sem pré-requisitos.
- A Coordenação de Residência Médica divulga gabarito da prova escrita referente ao Edital 01/PRPGP/UFSM/2016.
- Auxiliares e técnicos buscaram os cursos de graduação (86,1%) e aumentaram a qualificação.
- Muitos formandos concluem a graduação e não conseguem vagas de residência, sendo obrigados a mudar para capitais e outras regiões, deixando para trás a comunidade que poderiam beneficiar com o exercício de sua profissão.
- Coloproctologista é um cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino delgado e grosso, reto e ânus.
E, embora o nome crie a sensação de que o médico recém-graduado possa sair da Faculdade de Medicina direto para o Programa de Residência Médica, esse é um engano que deve ser evitado. A Residência em Clínica Médica tem duração de 2 anos e é pré-requisito para acesso a outras residências médicas como, por exemplo, Cardiologia e Endocrinologia. Lembre-se de pesquisar bastante sobre a grade de disciplinas do curso e as áreas de atuação da carreira que escolher.

Patologia Clínica E Laboratorial
As áreas básicas médicas – clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia – também não exigem pré-requisito. O fato de a especialidade médica com acesso direto não exigir pré-requisitos, ou seja, você termina a graduação é já faz a prova de residência, não significa que você pode deixar de lado a preparação. Trata-se de um tipo de residência médica de acesso direto e tem duração de três anos. Tanto áreas básicas, como cirurgia geral e clínica médica, quanto específicas, a exemplo de oftalmologia, são de acesso direto. O interessante é que, a partir delas, o médico pode fazer uma segunda residência, desta vez, enquadrada no tipo com pré-requisito.
Radiologia E Diagnóstico Por Imagem
Em 2018, o Conselho Federal de Medicina atualizou a relação de especialidades e áreas de atuação médica. No artigo Especialidades Médicas filiadas à Associação Médica Brasileira – AMB você conhece todas as especialidades médicas reconhecidas e filiadas à AMB. Para ampliar os seus horizontes, nós do Centro de Desenvolvimento em Medicina reunimos neste artigo várias informações para lhe apresentar quais são os tipos de residência médica disponíveis. É preciso passar em um concurso muito disputado, como o da FJG para residência médica, que requer uma excelente preparação.
Ele está envolvido em uma rotina de diagnósticos, prevenção de doenças e prescrição de tratamentos e medicamentos. O enfermeiro tem um contato muito mais direto com os pacientes e está na linha de frente. Já o médico, tem um leque de recursos auxiliares maiores, que são compatíveis com uma formação mais longa.